segunda-feira, 27 de agosto de 2007

A Procissão do Senhor Jesus dos Navegantes

Uma tradição que se repete todos os últimos domingos de Agosto é esta procissão, que percorre várias ruas de Paço de Arcos, indo até à Avenida Marginal, onde é feita a benção aos barcos dos pescadores.

Neste vídeo apenas filmei o início da procissão, já que a minha rua é a primeira a ser atravessada.
Quando eu era miúdo, e mesmo ainda há apenas uns 20 anos, as ruas enchiam-se com dezenas de milhares de pessoas que vinham assistir e seguir a procissão. Agora é como se vê, só meia dúzia de 'gatos pingados', sem ofensa, claro, é apenas uma força de expressão. Mas Paço de Arcos está a ser transformada num dormitório, a maioria das pessoas que hoje mora em Paço de Arcos não vive em Paço de Arcos. Por isso isto não é de surpreender.

Durante esta semana decorre a Feira, no Jardim de Paço de Arcos, que terminará no próximo Domingo, à meia-noite, com o fogo-de-artifício tradicional. Oxalá não chova!

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá

Deixo este pseudo-comentário neste caso da procissão como podia deixar num outro qualquer. A questão é: em nenhum site ou blog encontrei possibilidade de entrar em contacto com o autor, e gostava de te conhecer melhor.

Tudo começou quando vi a tua página Nostalgia, e coisas como Space 199, Tomorrow people (meu Deus, deviam editar isso em DVD como fizeram com Space 1999, e tantas coisas como os Abba, e outras pequenas pérolas que podiam também constar como o Inspector maigret, 4 dos Blindados e o Seu Cão, ou Pesquisa (série de fcicçao cientifica no canal 2)... tudo começou, dizia eu, quando vi a tua página Nostalgia e dessa me teletransportei [(qual tomorrow people ;)] para os blogues, e verifiquei que andámos ambos na Belém Algés (eu fiz o 3º curso e tu o 2º, por isso eras das Matemáticas e eu da Filosofia e da sensibilidade ;) e verifiquei igualmente que em nenhum lugar encontrei forma de te contactar...

O meu mail é daniel.candido@clix.pt
devemos ter a mesma idade, mais coisa menos coisa, sou solteiro, moro em cascais e gostei muito ;)

please drop me a line ;)

ablogando disse...

Mas tu continuas com uma fèzada em Paço d'Arcos e isso é que é importante. Espero que haja mais!
Bom trabalho!
P.S. - Já não vivo Paço d'Arcos há muuuitos anos, mas nasci e passei aí quase toda a minha infância.
É que era mesmo bom viver por essas bandas!

Anónimo disse...

Olá,eu vio em paço de arcos,customo participar na procissão como acolito,mas este ano não pode,pois estava em Palmela.E muito gira a procissão e aconselho toda gente que more perto que venha ver,só não gosto que as pessoas atirem flores,porque uma vez acertaram-me com um molho enorme de rosas,aquilo parecia uma pedra.
P.S- Se alguem decidir atirar rosas no ano separe as petálas umas das outras.