quarta-feira, 23 de maio de 2007

A Escola Primária do Prof. Coelho (e a Casa Dany)

Panorâmica da fachada principal.
A escola ocupa o 1º piso, a Casa Dany é na
esquina do Rés-do-chão. Clique para aumentar.

O meu primeiro post neste blog tinha de ser para uma das minhas primeiras recordações de Paço de Arcos. Apesar de em miúdo brincar no Jardim, esta foi a minha primeira escola (nunca andei em nenhum infantário :)

O prédio está em muito mau estado, e receio que não o vão restaurar, apesar do seu inegável valor histórico. Várias gerações de Arquipacences (só há pouco descobri que era assim que se chamavam os habitantes de Paço de Arcos) passaram por esta escola! Eu fui só um, e ainda tenho amigos daquela altura!

Outra panorâmica vertical, um pouco distorcida devido à curta
distância - a Rua Costa Pinto é muito estreita neste sítio.
Clique para aumentar.


Não é preciso dizer que adorei aqueles anos. Ainda me lembro do meu primeiro dia de aulas, e de como o meu velhote me telefonou à tarde para me perguntar como tinha sido :)

Tínhamos aulas das 9:30 ao meio dia, e depois das 14:00 às 16:30. A escola era no primeiro andar, e os terraços à frente e atrás eram os recreios. À frente para a 1ª 2ª classes, atrás para a 3ª e a 4ª. As aulas da 1ª e 2ª classes eram dadas pela esposa do Prof. Coelho, e as outras eram dadas pelo próprio.

O beco ao lado, se o seguirmos, do lado esquerdo
veremos o recreio das 3ª e 4ª classe.
Clique para aumentar.


Apesar de ter levado umas reguadas, era uma prática corrente na altura... Mas não tenho traumas disso, na realidade até tenho só boas recordações.

A traseira, com o terraço onde era o recreio das 3ª e 4ª classes.
Clique para aumentar.

Disse que receava que o prédio fosse demolido porque o prédio em frente já o foi. Está a ser 'reconstruído' por um novo com dois andares (o antigo só tinha um), aparentemente para moradias de altíssimo preço.

O centro de Paço de Arcos está a ser alvo de fortes interesses económicos - enfim, ganâncias. As casas nesta zona custam os olhos de várias caras, por isso há muito dinheiro a ganhar por gente que sabe o preço de tudo e o valor de nada. Espero que possam ser detidos.

A Casa Dany é (ainda) uma papelaria, onde comprei práticamente sempre todo o material escolar, até ao 12º ano! Tinham tudo. Aparentemente vão fechar, já que têm letreiros a dizer 'trespassa-se' nas janelas.

O pequeno comércio no centro histórico de Paço de Arcos tem vindo a desaparecer. Em grande medida acho que devido à infestação com largas dezenas de parquímetros de toda esta zona. Ora quem vem de carro para o centro de Paço de Arcos pode perfeitamente perder mais um ou dois minutos e ir até ao Oeiras Parque, onde não tem de pagar nada para estacionar o carro e onde encontra tudo.

O desvio do trânsito da Rua Costa Pinto para a Rua José Oliveira Raposo também esvaziou por completo a que já foi a rua principal de Paço de Arcos. Quer queiramos quer não, as pessoas vão para onde podem levar os carros.

Acho que este pequeno comércio devia ser incentivado, mas os incentivos só vivem nas palavras dos autarcas, não nas suas políticas, visto que certamente têm muito a ganhar com a venda do centro de Paço de Arcos aos grandes interesses imobiliários...

2 comentários:

Anónimo disse...

Se este prédio for demolido é um crime. È incompreensível como é que um prédio tão bonito está tão degradado. Não é o único. Nessa mesma rua há pelo menos mais 6 prédios em avançado estado de degradação (a começar no prédio junto à capela)e no centro da vila praticamente só já existem bancos e restaurantes. Quase todo o comércio restante já fechou. A solução vai passar necessariamente pela pedonalização da área que vai da Dany até à loja da "Casa Laranja", passando pela zona por trás da padaria, onde está a esplanada da hoje muito degrada Casa do Adro. Na Rua Costa Pinto onde estão estão lugares de estacionamento devia haver relva, como se fez no centro de Cascais. Também a zona junto ao jardim e ao BES e Montepio, onde existe um parque de estacionamento caótico (mas pago), devia ser destinada a outro fim. Esperemos que a especulação imobiliária não vingue. Parabens pelo blog.

Miguel Lopes disse...

Desde já os meus obrigados pela sua visita e pelos seus amáveis comentários.

Concordo em grande parte com as suas opiniões. Naturalmente deve ser facilitada a circulação de peões, e embelezado ao máximo o local. Mas penso também que deve ser dado destaque à possibilidade de estacionar o carro gratuitamente em algum local do centro da vila, com o devido policiamento, claro.

Senão continuaremos a correr o risco de ver desertificar o centro da vila. Já que a maioria dos visitantes ao centro da vila não são lá residentes, torna-se natural deduzir que se deslocam de carro. E se tiverem o inconveniente de ter de pagar para estacionar o carro, então poderão fugir - como acontece - para o Oeiras Parque, onde há uma maior variedade de comércio e não há inconvenientes com o estacionamento.

Infelizmente sou levado a pensar que, independentemente das palavras dos autarcas, a intenção é mesmo essa. Matar por completo o pequeno comércio local, e transformar o centro de Paço de Arcos num centro de escritórios e algumas residências de luxo, apenas com estabelecimentos comerciais de suporte, como restaurantes, bancos e uma ou outra papelaria.

Todo o comércio seria assim desviado para o Oeiras Parque, muito claramente um grande negócio para alguém na Camara Municipal de Oeiras. Não me oponho ao Oeiras Parque, muito pelo contrário, mas oponho-me ao assassínio do comércio do centro de Paço de Arcos.

Outro factor que me faz pensar dessa forma foi a criação do mal-afamado SATUO, que poucos ou nenhuns passageiros transporta, e os que transporta são também para o Oeiras Parque. Duvido enormemente que o SATUO alguma vez seja expandido para além do Oeiras Parque.

Não sou adepto de teorias de conspiração, mas uma coisa é o que os autarcas dizem, outra é apolítica que é seguida e os resultados observados.

Noutro blog de minha autoria fiz alusão à fraude que entendo serem os parquímetros colocados por todo o centro de Paço de Arcos pela Câmara Municipal de Oeiras, por interposta pessoa da Empresa Municipal Parques Tejo. Pode lê-lo neste endereço: Parquímetros - Regulamentação do Estacionamento ou Extorsão Legalizada?