Panorâmica da fachada principal. A escola ocupa o 1º piso, a Casa Dany é na
esquina do Rés-do-chão. Clique para aumentar.
O meu primeiro post neste blog tinha de ser para uma das minhas primeiras recordações de Paço de Arcos. Apesar de em miúdo brincar no Jardim, esta foi a minha primeira escola (nunca andei em nenhum infantário :)
O prédio está em muito mau estado, e receio que não o vão restaurar, apesar do seu
inegável valor histórico. Várias gerações de
Arquipacences (só há pouco descobri que era assim que se chamavam os habitantes de Paço de Arcos) passaram por esta escola! Eu fui só um, e ainda tenho amigos daquela altura!
Outra panorâmica vertical, um pouco distorcida devido à curta
distância - a Rua Costa Pinto é muito estreita neste sítio.
Clique para aumentar.Não é preciso dizer que adorei aqueles anos. Ainda me lembro do meu primeiro dia de aulas, e de como o meu velhote me telefonou à tarde para me perguntar como tinha sido :)
Tínhamos aulas das 9:30 ao meio dia, e depois das 14:00 às 16:30. A escola era no primeiro andar, e os terraços à frente e atrás eram os recreios. À frente para a 1ª 2ª classes, atrás para a 3ª e a 4ª. As aulas da 1ª e 2ª classes eram dadas pela esposa do Prof. Coelho, e as outras eram dadas pelo próprio.
O beco ao lado, se o seguirmos, do lado esquerdo
veremos o recreio das 3ª e 4ª classe.
Clique para aumentar.Apesar de ter levado umas reguadas, era uma prática corrente na altura... Mas não tenho traumas disso, na realidade até tenho só boas recordações.
A traseira, com o terraço onde era o recreio das 3ª e 4ª classes.Clique para aumentar.Disse que receava que o prédio fosse demolido porque o prédio em frente já o foi. Está a ser 'reconstruído' por um novo com dois andares (o antigo só tinha um), aparentemente para moradias de altíssimo preço.
O centro de Paço de Arcos está a ser alvo de fortes interesses económicos - enfim,
ganâncias. As casas nesta zona
custam os olhos de várias caras, por isso há muito dinheiro a ganhar por gente que sabe o preço de tudo e o valor de nada. Espero que possam ser detidos.
A Casa Dany é (ainda) uma papelaria, onde comprei práticamente sempre todo o material escolar, até ao 12º ano! Tinham tudo. Aparentemente vão fechar, já que têm letreiros a dizer 'trespassa-se' nas janelas.
O pequeno comércio no centro histórico de Paço de Arcos tem vindo a desaparecer. Em grande medida acho que devido à infestação com largas dezenas de parquímetros de toda esta zona. Ora quem vem de carro para o centro de Paço de Arcos pode perfeitamente perder mais um ou dois minutos e ir até ao Oeiras Parque, onde não tem de pagar nada para estacionar o carro e onde encontra tudo.
O desvio do trânsito da Rua Costa Pinto para a Rua José Oliveira Raposo também esvaziou por completo a que já foi a rua principal de Paço de Arcos.
Quer queiramos quer não, as pessoas vão para onde podem levar os carros.Acho que este pequeno comércio devia ser incentivado, mas os incentivos só vivem nas palavras dos autarcas, não nas suas políticas, visto que certamente têm muito a ganhar com a venda do centro de Paço de Arcos aos grandes interesses imobiliários...